Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Ensino 'ANTIGO" e Ensino "MODERNO" ( quanta diferença)


Meus amigos.

Hoje quero falar com vocês sobre a educação em nosso país e as diferenças do ensino.
 O Ensino “antigo” e o ensino “moderno”.

Lembro-me quando criança entre os anos de 1978 e 1986 onde eu frequentei a Escola Jardim Maria Terezinha e depois passou a se chamar, Escola Municipal Armando Sales Oliveira, a qualidade de ensino e dos professores na época.

Eram tempos difíceis, atravessávamos a ditadura, vivia na periferia de São Paulo o bairro em condições não tão boas, a economia pessoal também não era tão boa, nós tínhamos que madrugar em frente as “CARRETAS DA COBAL”, para comprar alimentos com preço mais acessível diretamente do governo.

Eram épocas onde nas madrugadas os muros apareciam pinchados com frases como Greve GERAL e marcando a data, época de ruas de Terra batida e quando chovia era um Deus nos acuda, Tempos de toque de recolher, de cavalaria nas ruas, de brincadeiras nas ruas como jogar futebol, rodar pião, jogar bolinha, esconde – esconde, e tantas outras mais, tempos difíceis.

Nesta época São Paulo ainda era conhecido como a Terra da Garoa, levantava de manhã ou era serração densa, ou era chuva fina, quando não temporais.

Nas escolas, o ensino era rigoroso, lembro-me ate de minha primeira lição da cartilha, a lição da PATA, e a primeira frase. A PATA NADA.

Meus professores, todos eles sem exceção, até a minha professora de Frances que era linda e com a licença dos amigos para lhe prestar esta homenagem apesar de termos apresentados grandes desavenças, como também era lindíssima minha professora de Inglês e Português, a professora Marli e que graças a ela apresentou-me o mundo fascinante de Fernando Pessoa, como seu poema em linha reta, inspirou-me ainda mais a escrever meus poemas.

Poderia citar inúmeros aqui e agradecer a cada um, mas ficaria muito extensivo e cansativo, portanto quero homenagear a todos neste momento com meu muito obrigado.

Todos os MESTRES muito talentosos na arte de ensinar que tinha respaldo tanto da direção da escola, tanto do Estado para punir os alunos.

Cadernos eram vistoriados, muitos encapados em plástico xadrez ou papel camurça, material escolar era comprado com sacrifício e ser REPROVADO EM FINAL DE ANO ERA DESONRA PARA FAMÍLIA.

Trabalhos escolares eram feitos a mão, você se dirigia a casa de vizinhos para saber se tinha livros para emprestar, para que você pudesse fazer o trabalho isto quando não tinha que ir à biblioteca pesquisar os livros, muitas vezes já em outras mãos pelo mesmo motivo.

Era alegria imensa chegar ao final do ano e saber que foi aprovado, era motivo de orgulho para os pais, coisa de se contar até no serviço; os pais ainda carregavam os boletins para cima e para baixo para exibir.

Há e não tinha “AJUDA DE CUSTO” e a única bolsa que carregávamos era a lancheira.

Uns zoam outros e diferenças eram resolvidas na porta da escola com tapas, bofetões e rolar na terra batida trocando socos, mas depois ficava tudo bem.

Na minha época quem sentava no Fundo eram os “BAGUNÇEIROS”

Encabular aula, nossa era crime.

Ensino de qualidade e puxado em REDE MUNICIPAL.

Já no Ensino “Moderno”

Hoje o que vemos são evasão escolar, professores desmotivados, qualquer um tem acesso fácil à internet, trabalhos todos os impressos sem ler uma única linha.

Salve São Google!!!

Isto quando não pedem para outros fazerem, os cadernos são doados, mas quem liga, o importante é ter o BEM 10 na capa ou MENINAS SUPER PODEROSAS, ATÉ MESMO O CANTOR PREFERIDO.

Professores estupefatos e sem voz, já no segundo mês de aula, com problemas depressivos, desrespeitado dentro e fora de salas de aulas, segurança nas escolas? Só por Deus mesmo.

Professores não são respeitados e quando consegue colocar ordem na sala é ameaçado fora delas.

Conversas, rodinhas de bate-papo, dentro das salas e fora delas nos corredores, uma total inversão de valores.

Hoje quem senta na frente é NERD ou CDF.

Professores se esgoelam para conseguir fazer sua voz chegar a 3ª fileira das carteiras.

Todo mundo tem seu celular, e alguns casos as escolas ficam em ruas asfaltadas, e os papais ou mamães quando não as babas levam de carro para não sujar os pezinhos.

" Passar de ano"? mamão com açúcar, todos passam, mas aprenderam alguma coisa? não importa, desde que não seja no meu governo.

Ah encabular aula por quê?  Sexta feira já é feriado e nos outros dias da semana ficamos no portão do lado de fora.

Ah! Diferenças na escola se resolviam lá fora, passa um SMS para os caras e manda deitar o presunto na Bala.


Lembrando e aplaudindo alguns pais que estão lutando na justiça para que seus filhos estudem em casa, e ganhe conhecimento. 

Estes comprovadamente em matéria feita pelo canal de TV, aprendem muito mais que os depósitos humanos chamados escolas, onde Professores infelizmente estão sendo julgados não por ensinar, mas para ser pai e mãe dando educação a alunos. Educação esta que deveria vir de casa.

TUDO EM NOME DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO.

Um comentário:

obrigado pela sua participação