Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Jornal Estado de São Paulo- oque pensa de Itanhaem ontem e hoje. (Turismo)


Olá amigos.

Boa Tarde a todos, estive lendo uma Matéria publicada no jornal O Estado de São Paulo de 01/04/2012, no caderno Metrópole sobre a conservação das praias, vegetação nativa sobre ocupação predatória das algumas cidades do litoral Sul, citando nominalmente a cidade de Itanhaém com o seguinte texto: Cidades como Itanhaém, outrora dona de uma restinga referência para botânicos e naturalistas SÃO HOJE OBRIGADAS A ENTULHAR DE PEDRAS AS PRAIAS PARA EVITAR A EROSÃO CAUSADA PELO POUCO ESPAÇO DEIXADO PARA MARÉS ALTAS. Senhores COMO ATRAIR O TURISMO SE NOSSAS PRAIAS ESTÃO NESTAS CONDIÇÕES? MUITAS VEZES SEM UM MÍNIMO PEDAÇO DE AREIA PARA COLOCAR CADEIRAS. FEIAS ESTÉTICAMENTE E SUJAS. ISSO É ESTIMULAR O TURISMO?
Pois bem, é um cumulo pensar em turismo desta forma, de forma tão errônea e desumana com o comercio de nossa região, ficar criando falsas expectativas em todo o comercio da região, no sentido do “olha no próximo feriado prolongado será melhor”. Isto é uma irresponsabilidade muito grande  ou uma total falta de conhecimento do que na verdade seja o turismo.
Temos várias cidades como exemplo no país que vivem do TURISMO, porque Itanhaém não pode fazer o mesmo, junto com as suas cidades vizinhas.
Onde esta o estudo de preservação de nossa biodiversidade que aqui não esta sendo aplicada, a criação do mole de pedra, nosso mar esta sendo devastado, onde fica o apoio ao comerciante da região? São tantas perguntas sem respostas que chega me deixar preocupadíssimo com nosso futuro.
Precisamos incentivar o turismo e não a banalização de nossa cidade, temos cultura, tradições, historia uma biodiversidade maravilhosa que precisa ser zelada. Daqui a pouco, se perdermos tudo isto como estamos perdendo, seremos conhecidos apenas como a cidade que fica entre Mongaguá e Peruíbe.