Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

E lá se vão nossos Barcos.

Ola amigos, Camaradas e seguidores deste meu blog. Hoje quero dar continuidade a falar do Turismo e um fato corriqueiro que acontece em nossa cidade.

Hoje o Turismo em Itanhaém se resume em praias, onde segundo a CETESB, há uma ótima balneabilidade.

Uma cidade como Itanhaém, que é estância Balneária, não pode depender apenas disto.

Temos que revitalizar nossos monumentos históricos, resgatar a nossa historia, somos a segunda cidade mais antiga do Brasil, não podemos deixar isto passar.

Eu, como um simples morador da cidade vejo isto, por que será que os políticos, que hoje dominam o poder da cidade não conseguem ver isto.

Não quero acreditar que seja  miopia partidária ,creio eu, que o bem estar e social da população, esta muito acima de qualquer opção política, mas o que vemos na cidade com o turismo é lastimável.

Numa das minhas andanças pela cidade, ouvi reclamações e reclamações sobre a atual gestão, mães e pais dizendo que não há emprego na cidade, e que o Turismo se aqui bem administrado, poderia ser uma grande ferramenta para alavancar a economia.

Então, como cidadão que sou, fui atrás de saber o que é necessária para a implementação, de um bom roteiro turístico na cidade, e ainda a implantação de pacotes turísticos pela cidade.

Qual foi a minha surpresa em saber que há 04 anos atrás foi feito este tipo de estudo, envolvendo, cooperativas, ACAI, prefeitura e SEBRAE. Mas que por cargas d'aguá, não foi posto em pratica.

Com a chegada do pré-sal em nossa cidade através de suas empresas exploradoras, por que não fazer um levantamento de fundos através da Lei 8313 de 23 de dezembro de 1991 no seu artigo 1º e  parágrafo  VI -( preservar os bens materiais e imateriais do patrimônio cultural e histórico brasileiro;).Ou ate mesmo outras empresas não envolvidas no pré-sal, mas que apóiem a cultura como instituições financeiras, etc...

Então no meu ponto de vista, com a restauração de nossos monumentos históricos,   poderíamos apresentar um pacote de um dia para os turistas, então, me veio à idéia de ir conhecer o Rio itanhaem, a qual seria a segunda opção para um futuro Turista em um passeio. Minha surpresa foi saber que a passagem aqui é de r$25,00 pelo passeio de 2horas e 30 minutos pelo Rio.  Conversando com a população, descobri que eles não têm apoio da prefeitura e também não tem divulgação turística.  Quis me inteirar mais sobre o assunto, então fiz uma pesquisa rápida na Internet e descobri que certas regiões, e não são Estâncias Balneárias, mas estes valores chegam a custar Rr$90,00 por pessoa. Com uma grande diferença que lá este tipo de passeio é incentivo pelos prefeitos das respectivas regiões. Então me pergunto, quem esta errado? Sendo que lá o Turismo é um dos grandes desenvolvedores da Região?

Seus hotéis sempre têm turistas, quem vem para  a cidade e consomem, e não apenas tumultua a cidade, este é o tipo de turista que itanhaem precisa. 
Imaginem um quadro aonde venha três ônibus de turistas ( diferente de excursão), com 36 lugares cada um são já 100 TURISTAS,   Turistas estes que irão consumir em hotéis, restaurantes, ira gerar mais empregos na rede hoteleira, e conseqüentemente aumentar ainda mais o movimento no comercio. Isto Sim se Chama TURISMO.

Os barcos de nossa região de turismo no Rio Itanhaem pode estar, com os dias contados, já que estão a venda, pois não tem incentivo municipal para operar. Em compensação há um convenio municipal da prefeitura com o cinema local para sessões de cinemas as crianças, uma atitude ate que louvável, mas será que o Harry Porter vai ensinar muito mais que um biólogo num destes barcos junto com as crianças mostrando o que é preservar o meio ambiente? Eu, particularmente acho que não.

Voltando ao assunto do estudo, estou esperando ate agora o retorno das instituições sobre o estudo, ainda não chegou nada em minha mão.

Neste mesmo pacote Turístico, estive pensando em um passeio ate a queimada grande e queimada pequena, um dia uma visita ate as tribos indígenas da região para conhecer sua cultura e seu artesanato e um dia de lazer na praia dos pescadores onde foi palco da novela Mulheres de Areia.

Quero acreditar que tudo isto, que NAO FOI FEITO, foi por que não houve tempo para tal preparo, pois não quero acreditar que nunca foi pensando nisto.

Através da capitania dos portos, a prefeitura poderia também, promover cursos  para marinheiro e que eles possam tirar suas habilitações para navegar. Hoje temos em media 50% dos barcos com marinheiros em situação regulares e outros 50% ainda não.

Isto pode ser feito através de Oficio, que a prefeitura pode enviar a capitania dos portos, sendo que, numa destas poucas vezes que o Vice-Prefeito Ruy Santos assumiu o cargo ele liberou dois destes Ofícios. Porque então,   eu não fiquei sabendo se o atual gestor liberou ou não... Só ele poderá responder...

Seria de uma grande ajuda, por exemplo, faculdades, escolas, convênios, etc; com estes barcos, pois assim teríamos turista o ano todo. Faculdades tanto daqui do estado de São Paulo como de todo o Brasil, mas falta o incentivo para tal.

Então, para quem ainda quer conhecer as belezas naturais do Rio Itanhaemntes que desapareçam. Eu posso citar a vocês que há barcos Turísticos saindo todos os dias ao lado da ponte do Rio Itanhaem na praça Emidio de Souza com lotação de ate 48 passageiros, saídas das 09:30 e 15:30. Antes que desistam de mostrar nossas belezas Naturais.

E assim,   areia vai escorregando entre os dedos da população. E nossos barcos vão-se embora.

Gostaria de Agradecer ao Cleiton Waldir ao Jornal Noticias de Itanhaém, que na edição do dia 27 de Dezembro de 2011. página 7 publicou uma reportagem feita com minhas idéias. Agradeço ao Seu Repórter também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pela sua participação