Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Liberdade de Expressão: A Censura "POLITICA" de ontem e de hoje.


Olá Amigos. Está é a Centésima primeira postagem de meu blog. e gostaria de iniciar esta série com este assunto polêmico.

Hoje vou dar uma pausa na sequência das fotos das ruas para falar sobre outro assunto de suma importância chamado Liberdade de Expressão.

Revendo alguns vídeos da década de 60, 70, 80, onde o militarismo foi muito forte, onde houve muita perseguição política, militares contra militantes e vice-versa, onde houve muito assassinato sem explicação, choques, torturas, estupros, onde se batia primeiro e perguntava depois, onde duas pessoas paradas na esquina era sinal de reunião, três pessoas reunidas na esquina eram comunistas, onde até o futebol lutou pela democracia, onde houve atos inconstitucionais, onde partidos foram caçados e onde quem defendia a liberdade de expressão era caça.  

Onde homens, mulheres e até crianças foram espancados, mortos, exilados, ataques de ambos os lados, sangue pelas ruas, mas o povo estava presente, queria sua liberdade.

Músicas, cheias de metáforas, cantores tendo que usar pseudônimo para esconder-se, músicas inteligentes onde ao fundo ecoava o pedido de liberdade e democracia.  
Eram belíssimas canções como ainda são e temos o prazer de ouvir; mas a censura, sempre em cima, tentando destruir.
Anos de batalhas, de pessoas que até hoje estão desaparecidas dos ambos os lados, mas que espero que um dia tudo se resolva, pois ainda existe famílias destruídas sem seus entes queridos, jogados pelas valas da vida.

Hoje estou tocando neste assunto que é muito delicado, pois a população mais jovem de nossas cidades, não tem a mínima preocupação de valorizar as batalhas e conquistas de nosso povo. Mas não é totalmente a culpa dos jovens, e sim de governos que estão alienando cada vez mais a população, lhes tirando a educação, cultura, conhecimento, saúde, transformando nossas cidades em currais eleitorais. 

Você não pode expressar seu descontentamento, você não pode lutar pelo seu direito, você não pode questionar, pois se fizeres isto, você será inimigo da cidade, onde os coronéis ditam suas leis, passando muitas vezes por cima da carta magma deste país, a constituição.

Algumas cidades do litoral sul  são forradas pelo nepotismo, onde pais, mães, filhos, genros, noras, cunhados (se bem que alguns alegaram que cunhado não é parente, mas neste caso veja para onde vai o dinheiro do povo). Estes mesmos. Que ontem foram da esquerda e hoje é da direita e vice-versa, que estão apenas preocupados com seus bolsos, e com seus bens e não o bem para o povo.

Enquanto isto, nas minhas andanças pelas ruas, pelos bairros afastados, bairros estes carentes de educação, sem o arroz e o feijão, sem o leite das crianças, crianças andando no frio, sem agasalhos nas escolas, que pisam na lama quando chove que respiram o poeirão quando a terra seca, que acreditam que a vida ainda vai melhorar. este povo e esta gente espera ainda a democracia.

A Censura, bom boa parte destas hoje faz o inverso, presta serviços e desserviços a empreiteiras, políticos, e outros mais.  Levantando as verdades que ela cria as quais o povo tem que acreditar no velho ditado “uma mentira falada, comentada e lida mil vezes pode se tornar verdade”.

Quando somos independentes, somos perseguidos.

Os poderosos, ou melhor, os que não querem perder o poder, tenta ignora-los quando não, vão atrás para coagir este ou aquele. A tirania, a disposição de milícias que se instalam no poder a todo custo, e lá criam raízes que imaginam que sejam fundas, para que ninguém consiga arranca-las de lá.

Enquanto isto, professores tem salários descapitalizados, agentes de saúde, não têm ganhos repassados, construtoras super faturando obras pra todo lado, ONG's que recebem doações em véspera de campanhas municipais, entre outras coisas mais.


E nossa liberdade de expressão? 

Bom funciona até onde não incomoda os coronéis do poder.  Depois disto, estamos à própria sorte.

 Perseguição politica?

 esta sim...funciona. 

Expressar opinião?

 apenas para os que tem coragem e lutam contra o sistema coronelista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pela sua participação