Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de maio de 2012

dia 1º de Maio - Itanhaem e seu Cabide de Emprego.


Olá Amigos.

Parte Histórica

Dia 1º de Maio - Dia do Trabalho ou Dia do trabalhador, é uma data comemorativa usada para celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da História. Nessa mesma data, em 1886, ocorreu uma grande manifestação de trabalhadores na cidade americana de Chicago.

Milhares de trabalhadores protestavam contra as condições desumanas de trabalho e a enorme carga horária pela qual eram submetidos (13 horas diárias). A greve paralisou os Estados Unidos. Mais detalhes acessem: www.brasilescola.com/datascomemorativas/dia-do-trabalho.htm

Parte Econômica

Pois bem, lendo alguns jornais de hoje e acompanhando alguns telejornais, Vi que a Presidenta Dilma, solicitou que os bancos abaixem a sua taxa de juros por considera-la abusiva contra o poderio econômico da população. Atitude esta louvável, mesmo porque, mesmo afastado do ramo imobiliário o qual estive por alguns anos e ainda e principalmente o Ramo Industrial onde ainda mantenho muitos amigos diretores de grandes empresas em todo país, ambos os seguimentos encontram-se totalmente desaquecidos, sendo que o ramo de Ferro e Aço este então se encontra totalmente parado. Nem os descontos no IPI da Linha Branca (Fogão, Geladeira, Maquina de lavar, etc.), faz com que a economia aqueça.

Itanhaém

Voltando para Itanhaém, o governo esta se "gabando" de ser o maior gerador de empregos.
Estouram rojões, e dizem do imenso progresso que aqui em nossa cidade, com a chegada de quatro ou cinco lojas que nos últimos anos geraram um pouco mais de uma centena de empregos.

Diz a Lenda que algumas destas empresas são frutos do governo, onde pessoas ligadas a ele (governo) são os administradores ou proprietários da(s) franquia(s). 

A prefeitura transformou-se no maior "empresa" geradora de empregos na cidade. Muitos empregos ou empregados "de confianças” principalmente agregados em épocas eleitorais, enquanto tem varias famílias onde seus membros que tem contratos vencendo e por não estar de acordo com a conduta e ou a situação da cidade, serão e estão substituídos inclusive pessoas com deficiência.

Nepotismo a custas do governo, mandos e desmandos, regados a festas aqui ou em São Paulo, enquanto algumas regionais, funcionários estavam ou estão esquentando a marmita em “fogueirinhas”, pois não tem o gás, e segundo responsáveis, somente chegará este mês de maio( ficaram parte do mes de abril esquentando marmita em fogueira). E os funcionários fizeram ate uma coleta entre eles de dinheiro para compra do gás, alguns tendo que tirar de dentro de casa, pois no fim do mês fará falta. Agora eu pergunto será que o governo vai reembolsa-los? 

Concursos Publicos?  abre-se quase todo dia na prefeitura, porque e para que? Sendo que para alguns departamentos, tem centenas de pessoas que foram aprovadas nos concursos desde 2009 e ainda sonham com as tão aguarda chamada. Estamos em 2012. Arrecadação de fundos? Não sei explicar.

Fazendo uma analise fria dos fatos, para não ser injustos com todos, porque o governo não menciona quantas empresas aqui em Itanhaém encerraram suas atividades, quantas oportunidades de emprego e empregos efetivos foram fechadas.  Quantos mercadinhos na periferia foram fechados, salão de cabeleireiros, quitandas, açougues, quiosques, restaurantes, bares, etc., onde estão estes números?

Quero parabenizar a todos os trabalhadores desta linda cidade Itanhaém, na qual escolhi para amar e viver, estendendo aos trabalhadores de São Paulo, do Brasil e Mundial pelo seu dia. E pela sua carteira assinada.

Quero também parabenizar aquele Pai, aquela Mãe, aquele irmão, que vivem deste subemprego e que fazem de tudo para ter o arroz e o feijão em casa, Parabens a eles que heroicamente lutam contra esta  situação  criada por um governo autoritário e sem perspectiva de futuro.

Quero também parabenizar a aqueles que sonham com a mudança e que amanhã poderá encontrar seu emprego digno, que levanta cedo e vai à luta em busca de um futuro melhor a sua família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pela sua participação