Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de março de 2012

Cultura? Educação? Poesia, Protetores dos Animais, Bibliotecários e Vendedor de Livros (homenagem).

· Dia Nacional da Poesia (14 de Março)
· Dia dos Animais (14 de Março)

· Dia do Vendedor de Livros (14 de Março)
· Dia do Bibliotecário (12 de Março)

Olá amigos, hoje no meu blog venho abordar a Educação e Cultura de nossa cidade, estado e país e aproveitando o ensejo mais algumas homenagens, como ontem já havia abordado e comentado sobre o assunto em minha pagina pessoal do facebook.

Não é o assunto que gostaria de abordar, pois acho que a educação e a cultura de uma cidade, estado ou país, não tem que ser discutida e sim realizada, mostrar ao mundo que sim, nós temos a nossa cultura. Hoje a cultura de nossa nação no exterior se resume em mulheres seminuas que expõe seus corpos na tela de uma televisão em 4 dias chamados de carnavais.

Nossa cultura no exterior resume-se em prostíbulo a céu aberto onde até crianças promovem o turismo sexual inclusive na região nordeste do país  e para mudar isto temos que começar a mudar dentro de nossas casas.

Não sou contra o carnaval, apenas acho que temos muito mais a oferecer do que isto ao mundo.

Mas voltando a pauta de nosso assunto de hoje, que é nosso foco principal, ontem foi o Dia Nacional da Poesia.

Eu pesquisei por toda a cidade, revirei, fui em todos os locais possíveis e não encontrei nada, absolutamente nada em nossa maravilhosa Itanhaém a qual mencionava a data através de todo nosso departamento de Cultura.

Não encontrei nenhuma faixa, banner ou ate mesmo um papel rascunhado escrito à mão e  exposto, dando os parabéns ou mencionando a data ou qualquer coisa que seja,  fazer da inspiração, traduzir a mais belas palavras numa obra de arte literária, o sentimento, a poesia. 

Poesia esta que encanta nosso país há muitos séculos, que já fez e faz parte da cultura e de nossa linda e amada cidade de Itanhaém.

A arte da poesia. Sim amigos ontem foi o dia Nacional da Poesia, que é comemorado junto à data e dia de nascimento de nosso poeta Castro Alves.

 ""Castro Alves ficou conhecido como o “poeta dos escravos”, pois lutou grandemente pela abolição da escravidão. Além disso, era um grande defensor do sistema republicano de governo, onde o povo elege seu presidente através do voto direto e secreto."" ( fonte : http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-nacional-poesia.htm)

Mas o que isto tem em haver com nossa Itanhaém? Você deve estar se perguntando agora. Responderei .

Não sei a opinião dos amigos quanto sonhar alto demais, mas, a certeza que tenho é que esta data poderia ter sido muito melhor aproveitada e gerida pelo nosso setor educacional municipal, promovendo um concurso de poesias e onde as 100(cem) melhores obras poderiam ser feita uma coletânea em um livro.
Isto provocaria em nossas crianças e adolescentes o gosto literário e a paixão pela leitura, o prazer de produzir grandes obras.

Garanto que muitos professores adorariam ver seus alunos produzir seus textos, alguns ate colaborariam corrigindo estes textos, pois dentro de cada professor existe a semente literária e ainda qual professor não sente orgulho em ver um de seus (ex)alunos numa carreira de sucesso e poder dizer orgulhosamente: “_ está vendo aquele menino(a) hoje é um escritor de renome porque na primeira poesia eu lhe ajudei”.

Quantas crianças e adolescentes fixariam seus pensamentos em produzir um belo trabalho (poesia) e deixariam de estar com seus pensamentos desviados de certas atitudes não tão saudáveis assim.

 Dizem que a Droga é uma viagem, então ao invés de drogar-se para ter uma viagem, leia um bom romance, um bom livro, tu viaja numa boa e ainda adquiri conhecimento e sem colocar sua saúde em risco ou de sua família.

Quero acreditar que esta data passou despercebida pela direção, quero mesmo, pois se eu achar que foi ignorada propositalmente para não incentivar a cultura de nossa cidade ficarei muito magoado pois, dizem que ate escritores internacionais fazem parte da secretaria de cultura, então este escritores representam um total despreparo, mostrando que há pessoas despreparadas para tal função e cometem atos inadmissíveis, desastrosos, asquerosos, imbecis, etc.

  E não é apenas eu que digo, todos dizem e comenta-se pelos becos, ruandesas, travessas, e esquinas deste país e até no exterior.

Quanto ao custo de se produzir a tal coletânea? Garanto a todos que é infinitamente muito mais barato que expor corpos seminus, em avenidas para achar que estão promovendo nosso país.  Apesar de Benedito Calixto ser pintor, cabe uma comparação, nunca fiquei sabendo que ele teve que sair de tanga na televisão para mostrar seu trabalho para o mundo.

Vamos ficar atentos para isto, um país, estado e ate um município sem conhecimento é um curral eleitoral. E é isto que algumas pessoas tentam promover pelo mundo.

 COMUNICO AOS AMIGOS QUE TENHO UMA BOA NOTICIA.

EM PARCEIRA COM ALGUMAS EDITORAS DO PAÍS, CONSEGUIREI DOAÇÕES DE LIVROS PARA ONGS, E QUE ESTAS ONGS POSSAM MONTAR SUA BIBLIOTECA COMUNITARIA A POPULAÇÃO DESDE QUE ESTEJAM REGULAMENTADAS.

AQUELES QUE TENHAM INTERESSE, POR FAVOR, ENTRE EM CONTATO COMIGO NA MINHA PAGINA DO FACEBOOK E OU AQUI PELO BLOG.

"Enquanto uns tentam ganhar o povo com cimento e areia para formar pedreiros quero de todo amor e toda alma levar os livros a quem realmente precisa para formar arquitetos e engenheiros" ( Daniel Fernandes).

Garanto que o material a trazer não terá tantos erros como em algumas editoras que se tem noticias pelos pais.

Não poderia deixar de dar os Parabéns também aos amigos protetores dos animais que apesar de não ser a data dos protetores mas, ontem também foi a Data do dia do Animal. Parabéns estou a acompanhar de perto a luta de vocês em salvar a vida de dois cães que estavam de posse de proprietários inescrupulosos em regime de escravidão sexual e completo abandono em produzir crias seqüencialmente para enriquecer bolsos alheios. Ainda terei o prazer de escrever um livro sobre esta luta onde 90% dos protetores dos animais de nossa cidade se uniram para salvar este caso de animais tão judiado como estavam e que eu estou acompanhando pelo Facebook. Todos nos sabemos como é difícil o consenso na causa animal, mas neste caso veja uma grande união o qual me orgulho em saber que Itanhaém tem gente de bom coração que se preocupa com quem nos ama realmente e só quer nosso amor de volta.
Gostaria de Parabenizar também, O Vendedor de livro, não apenas o que fica em suas lojas em shoppings, mas o conhecido mascate, aquele que bate de porta em porta para lhe levar o conhecimento. Parabéns aos meus transportadores do Conhecimento.

Gostaria de Parabenizar também a todos os bibliotecários pela sua data comemorada no dia 12 de março, quantas vezes nos dirigimos à biblioteca e não encontramos o que procuramos, e estes bibliotecários sabem onde encontrar cada livro. Os bibliotecários eu dou o Titulo de Guardiões do Saber.
Mas uma coisa é que me deixa muito abalados, tristes, revoltados, irados entre outras coisas (mais que não colocarei para não usar expressos chulas), é a maneira como estes tais governos são e ainda ver que estes governos estão para dispensarem bibliotecários (as) com deficiência por que irá findar seus contratos e eles (governo) acham que eles (Bibliotecários) são um “estorvo” para a administração. É tão revoltante esta posição destes governos que não posso digitar aqui o que eu estou pensando por ser muito pesado e em respeito a você que lê meu blog não usarei termos de baixo calão e expressões chulas, mas é uma revolta muito grande. Estes bibliotecários (as) muitas vezes não querem salários o que eles querem é apenas a oportunidade de servir seu próximo. Pense nisto!!!

4 comentários:

  1. Excelente, Wagner.
    Tô contigo e não abro.
    Ci.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço imensamente sua participação Reviragita, fico feliz em ver voce acompanhando e compartilhando de minhas ideias. volte sempre e comente quando quiser. Seu apoio é muito importante para nós.

      Excluir
  2. Penso que estas correto em sua abordagem e reflexão sobre os temas levantado em questão de postagem e nos fazem realmente pensar a respeito!
    Mas faço este destaque trouxe lá do site: Brasil Escola bem assim"A poesia é a arte da linguagem humana, do gênero lírico, que expressa sentimento através do ritmo e da palavra cantada. Seus fins estéticos transformaram a forma usual da fala em recursos formais, através das rimas cadenciadas.

    As poesias fazem adoração a alguém ou a algo, mas pode ser contextualizada dentro do gênero satírico também.

    Existem três tipos de poesias: as existenciais, que retratam as experiências de vida, a morte, as angústias, a velhice e a solidão; as líricas, que trazem as emoções do autor; e a social, trazendo como temática principal as questões sociais e políticas."

    ResponderExcluir
  3. Charles Netto agradeço sua participação em meu blog, e fico feliz que você também compartilhe deste sentimento comigo. Quando citei o erro da administração acima, quis dizer num todo. Compreendo que exista gênero diferente literários como o amigo já abordou, mas um gênero que não funciona ou não funcionaria aqui são as cantigas de escárnio, pois acredite, provavelmente vão achar que estamos elogiando.

    ResponderExcluir

obrigado pela sua participação