Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de março de 2012

COMO PENSA OS PEQUENOS

COMO PENSA OS PEQUENOS

Pensar em Turismo apenas para uma cidade é pensar muito pequeno, vejamos exemplos de quem vai para Recife, visita Olinda.  Pacote Turístico para serras gaucha e não apenas uma cidade como Gramado, Cidades Históricas mineiras, por exemplo, não se resume apenas em Ouro Preto.

Há muito tempo eu venho batendo nesta tecla, uma política errônea e desastrada é acreditar que apenas nossa cidade pode produzir o Turismo. 

OS GRANDES PENSAM ASSIM...

Pensar em Turismo em nossa região como fonte de crescimento e geração de emprego é fantástico. Itanhaem tem tudo para tornar-se a maior cidade turística de nosso estado juntamente com as coirmãs, Mongaguá e Peruíbe.  As três cidades Reunidas tem mais de 60 kms de praia, este trecho respira a historia do nosso País. Temos o Parque da Jureia, Cama de Anchieta, poço das antas, Rio Mongaguá, Rio Itanhaem, Rio Branco, Rio Preto, inúmeras cachoeiras, plataforma de pesca, a lama medicinal, a culinária, ilhas, etc...

O que falta então para crescer? Onde esta o erro?

O que falta é uma política de adequação de nossa rede hoteleira, preparação real aumentando considerável o receptivo, uma parceria com empresas que incentivaram o turismo, divulgando nossa cidade “lá fora” promovendo pacotes turísticos da cidade, e não apenas para a população de nossa cidade. Investir nos artesãos, pintores, escultores, da cidade com um local para eles exporem suas obras e vender para os turistas.

Promover o turismo de aventura em nossa Região, como trilhas ecológicas.

Promover o turismo pesqueiro conhecido como o Surfcasting ou Pesca de Praia.

Promover eventos culturais, como a feira do Livro...

Promover o Turismo Ufológico.

Hoje o Turismo não é tratado como deveria ser em nossa região. Caso o fosse feito realmente, nossos índices de violência seriam muito menores, teríamos melhores empregos, melhor estrutura e nossos jovens não precisariam ir buscar conhecimentos e oportunidades de empregos em outros locais como são Paulo, Santos, São Vicente.

Infelizmente, hoje nosso turismo é entregue a algumas pessoas que não tem uma visão ampla e conhecimento do Verdadeiro Turismo, acham que promovendo shows, vão promover o turismo na cidade, pensamento lamentável destes que acredita que turismo na cidade é apenas para 30 dias no período de verão.

A rede de hotelaria é obrigada a ficar refém de empresas para abrigar seus funcionários, nossos hotéis viram dormitórios para estas empresas, se não eles fecham as portas, então eu digo e repito, é isto que vocês querem para se manter? Ou querem o turismo o ano todo tanto na baixa temporada como na alta?

Os comerciantes não precisariam abusar dos preços em seus comércios, poderiam manter o preço padrão a todos durante o ano todo, pois assim como mencionei acima, o turismo será nos 365 dias do ano e não apenas 30.

Não precisamos conhecer o mundo para tomar as decisões certas, basta nos conhecermos a nós mesmo.
Isto tudo é apenas o que eu penso.

Um comentário:

  1. ja que a linha de trem também esta desativada, poderiam junto ao governo reati-va para passeios
    turisticos de intanhem ate peruibe ou itanhaem santos,

    ResponderExcluir

obrigado pela sua participação